O fim do Google Reader: alternativas e considerações

Ontem à noite quando, surgiu a notícia do fim do Google Reader, começaram a me perguntar se eu conhecia alternativas ao serviço. É claro que vários sites que vivem para isso já tinham publicado suas listas de substitutos, por isso não tive trabalho para responder.

Sobre considerações gerais sobre as motivações do Google, o Gizmodo Brasil também já soltou um post excelente, que ajudou a pensar melhor. Concordo com praticamente tudo, mas somente porque é como as coisas são, pelo jeito. Pode ser nostalgia de um tempo em que a internet era diferente, mas, para além de motivações corporativas do Google em reorganizar seu portifólio de produtos, não consigo me acostumar com a ideia do rumo que a internet está tomando.

Rage comic obrigatório para a ocasião

Rage comic obrigatório para a ocasião

Será que o fim do Reader, agregrador de feeds mais popular da história, não vai acabar arrastando o RSS para a cova também? Cada vez que um grande player da internet faz uma jogada que visa aumentar seus lucros, mas que também joga um caminhão de terra em cima de mais um protocolo ou padrão aberto, os princípios que fizeram a internet dar certo morrem um pouco junto.

Mas isso é só minha opinião, que fica melhor numa conversa de mesa de boteco. Vamos às alternativas!

Feedly

Eles já fizeram questão de dizer que estão totalmente prontos para nos receber, na nossa nova condição de viúvas do Reader. A interface é impressionante, tão impressionante que chega a confundir quem está habituado ao Google Reader, mas é uma questão de costume. Requer extensão para browser. Já voltei a usar e provavelmente vou ficar nele, pelo menos até a alternativa abaixo se recuperar do susto e estabilizar.

The Old Reader

Provavelmente tomaram o maior susto das suas vidas nessa madrugada. O site era quase um hobby, mas o pessoal vai ter que aprender a crescer na marra. O objetivo inicial era acomodar quem sentia falta da interface e das funcionalidades do Reader antigo, pré-Google+.

Netvibes

Jogador antigo, está na área há tanto tempo quanto o Reader. Cheguei a usar o Netvibes um bom tempo antes de conhecer o Reader, mas parei por motivos óbvios. Hoje a plataforma está bem diferente e pode ser uma opção para quem se identificar.

NewsBlur

Confesso que não conhecia até ontem. Tentei acessá-lo novamente agora há pouco e apareceu uma página com aviso de manutenção mas, pelo que vi, também tem uma interface bem bacana. Vale uma pesquisada depois.


Essa são algumas opções mais semelhantes ao Reader. Existe ainda uma inifinidade de aplicativos desktop e mobile para todas as plataformas, mas isso existia antes do Reader, concorda?

Se você tem alguma dica de aplicativo web, desktop ou mobile, por favor compartilhe conosco nos comentários. É sempre bom conhecer mais opções diferentes.

Anúncios

Uma ideia sobre “O fim do Google Reader: alternativas e considerações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s