Retrospectiva 2012 – Parte 2

Continuando a retrospectiva iniciada no post anterior, seguem mais algumas ferramentas de auxílio à organização e produtividade que mecereram destaque no ano de 2012.

Asana

Asana é um aplicativo de gerenciamento de tarefas concebido para o uso por equipes. Mesmo assim, tenho utilizado a ferramenta para organizar minhas tarefas e projetos pessoais com bastante sucesso. Sua principal vantagem sobre aplicativos como por exemplo o Wunderlist, que eu também vinha usando, é a organização das listas de tarefas de modo que a seleção das atividades mais importantes ou prioritárias para aquele dia seja bem intuitiva. Abaixo um video (em inglês) com um resumo de como o Asana funciona:

Trello

Usei o Trello para organizar nossa viagem de férias mais recente e posso assegurar que esse aplicativo foi muito importante para garantir que todos os preparativos estivessem prontos com antecedência. Além do controle das tarefas, foi muito útil para coletar e organizar informações sobre cada ponto do próprio roteiro da viagem. A metáfora dos cartões adotada pela aplicação foi cuidadosamente concebida e executada. Ainda não tive a oportunidade de usá-lo num projeto de desenvolvimento de software, mas aparentemente deve ser um recurso fabuloso para manter o andamento do projeto visível para a equipe. Existe até o Scrum for Trello, um plugin para o Google Chrome que adiciona funcionalidades do Scrum ao Trello. Segue uma apresentação em video (também em inglês):

Clutterfree

ClutterfreeClutterfree é um livro que trata sobre como literalmente criar mais espaço em/para sua vida eliminando o máximo possível de coisas que possuímos e acumulamos em casa ao longo do tempo. Escrito por Leo Babauta (acompanho o Zen Habits há anos e recomendo) e Courtney Carver, o livro explica um pouco da psicologia por trás da propensão que temos de acumular coisas, seja pelo fator sentimental, seja pelo receio de que possamos precisar delas algum dia. Além disso, apresenta uma série de dicas práticas para ajudar os leitores a se livrar do excesso de supérfluos que ocupam nossa casa e nossa mente, nos impedindo de nos concentrar no que realmente importa.

Anúncios

2 ideias sobre “Retrospectiva 2012 – Parte 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s