Retrospectiva 2012 – Parte 1

Sim, eu sei que estou atrasado mas, antes que o mês de janeiro acabe, vou começar a compartilhar algumas impressões sobre aplicativos, ferramentas e equipamentos que comecei a usar ao longo do ano que passou. São itens que me ajudaram de alguma forma a me manter organizado, ou seja, economizam “poder de processamento” e “capacidade de armazenamento” do cérebro.

Kindle + Readability

ReadabilityNo primeiro semestre, adquiri um Kindle. A intenção inicial era facilitar o acesso a livros técnicos disponíveis na Amazon e em outras lojas e editoras que disponibilizam seu acervo em formato de e-book. Adeus custos de frete e problemas de espaço com livros físicos sobre assuntos que eventualemente ficam obsoletos. Com a ajuda do Calibre para gerenciar e converter de outros formatos para o formato mobi utilizado pelo Kindle, consegui aumentar bastante o volume e a frequência de minhas leituras.

Outra ferramenta que contribuiu para isso foi o Readabillity, com sua prática funcionalidade de enviar artigos e posts de blogs diretamente para o Kindle. Com as extensões para Firefox e Chrome, é possível enviar artigos com um único clique. Tenho usado esse recurso quase que diariamente para ler textos mais longos com calma, à noite.

Pinboard

PinboardDepois de ler muitos comentários positivos em blogs e redes sociais, decidi experimentar o Pinboard. Esta ferramenta de bookmarks não é gratuita, mas a assinatura é bem barata e você paga uma vez e usa para o resto da vida (acabei ficando fã do Maciej Cegłowski e do seu modelo de negócio). O que posso dizer é que vale cada centavo. A interface é limpa, intuitiva e sem frescuras, a própria definição de simplicidade.

O investimento me fez desistir do Delicious (existe uma funcionalidade de importação dos bookmarks) e do Pocket, que são duas boas ferramentas, mas o excesso de coolness acaba distraindo um pouco da função principal. Gosto de usar o bookmarklet para salvar os bookmarks e marcá-los com read later de modo a criar uma caixa de entrada para todo tipo de conteúdo que quero processar mais tarde.

Impetus

ImpetusO Impetus é um aplicativo para Android que permite programar temporizadores para para exercícios físicos intervalados. Apesar disso, o aplicativo é flexível o suficiente para ser usado para qualquer tarefa que precise ser executada em intervalos regulares. Tenho usado principalmente para me ajudar a seguir a planilha do Couch to 5k e retomar minha rotina de exercícios.

Anúncios

2 ideias sobre “Retrospectiva 2012 – Parte 1

  1. Pingback: Retrospectiva 2012 – Parte 2 | Rodrigo Amaral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s